Pular para o conteúdo
Início » Entenda o que são criptoativos

Entenda o que são criptoativos

Você já deve ter ouvido o termo Criptoativos ou Criptomoedas ou ainda moedas digitais, mas o que são de fato?

Os Criptoativos, são moedas digitais ou virtuais que utilizam criptografia para segurança. Ao contrário das moedas tradicionais emitidas por governos (dinheiro fiduciário), os criptoativos operam em redes descentralizadas baseadas na tecnologia blockchain. Essa descentralização garante que nenhuma entidade tenha controle sobre toda a rede, aumentando a segurança e a transparência.

Em outras palavras, não há uma entidade ou pessoa que, por exemplo, no caso do Bitcoin (BTC), possa alterar a quantidade de emissão de BTC em valores superiores ao previamente estabelecido.

Bitcoin – “Ouro Digital”

O fato do Bircoin ser uma ativo escasso, com emissão limitada, é uma das principais questões que o tornam tão atrativo, muitas vezes sendo tratado como um ativo para reserva de valor, assim como ocorre com o ouro, prata, e até mesmo o dólar (atualmente mais relevante moeda fiduciária do mundo).

Caso não saiba o que um ativo para reserva de valor, leia a matéria sobre esse assunto.

Qual a diferença entre bitcoin e altcoins?

Bitcoin: O Pioneiro!

O Bitcoin, foi introduzido em 2009 por uma entidade anônima conhecida como Satoshi Nakamoto. O BTC foi a primeira criptomoeda e continua sendo a mais conhecida e valiosa. O Bitcoin opera em uma rede peer-to-peer, permitindo que os usuários realizem transações diretamente, sem intermediários como bancos. Sua oferta limitada (limitada a 21 milhões de moedas).

Altcoins: Criptoativos criadas após o Bitcoin.

Toda criptomoeda, com excessão do Bitcoin, é uma altcoin, portanto, quando alguém utiliza o termo “Alticoin” ele está se referindo de forma genérica Etherum (ETH), Solana (Sol), Litcoin (LTC), Matic (MTC), Ripple (XRP) ou Cardano (ADA), Polkadot (DOT).

As altcoins são criadas por pessoas ou entidades independentes para os mais variados fins, por exemplo:

Ethereum (ETH): Lançado em 2015, o Ethereum introduziu o conceito de contratos inteligentes, contratos autoexecutáveis com os termos diretamente escritos no código. Essa inovação permitiu a criação de aplicativos descentralizados (dApps) e um ecossistema financeiro descentralizado (DeFi) em expansão.

Ripple (XRP): O Ripple se concentra em possibilitar pagamentos internacionais rápidos e de baixo custo. Possui blockchain projetada para facilitar transações transfronteiriças em tempo real, tornando-a atraente para instituições financeiras.

Cardano (ADA): O Cardano é uma plataforma blockchain para contratos inteligentes e dApps. Visa uma rede mais segura e escalável.

Polkadot (DOT): O Polkadot se concentra na interoperabilidade, permitindo que diferentes blockchains se comuniquem e compartilhem informações de maneira harmoniosa. Isso pode aumentar a eficiência e a utilidade de várias redes blockchain.

Relevância do Bitcoin:

O Bitcoin é de longe o criptoativo mais relevante. Atualmente o BTC detém um “Market Cap BTC Dominance” de 54,69%, ou seja, o BTC detem de 54,69% de todo o recurso circulante no mercado de criptoadtivo. O Market cap do BTC esta na ordem de US$ 1.202.225.884.252, segundo dados da CoinMarketCap

Mercado das altcoins:

Para se ter uma noção do tamanho da expansão dos criptoativos nos últimos anos, no final de 2013, havia mais de 50 criptomoedas diferentes. No final de 2014, este número aumentou aproximadamente 10 vezes, para mais de 500. Em 2024, estimasse que haja mais de 10.000 criptomoedas diferentes em circulação. No entanto, muitas dessas criptomoedas são inativas ou têm valor insignificante.

Antes de investir em altcoins é necessário conhecer esse mercado, visto que embora muitas altcoins sejam produtos sérios, algumas surgiram como memes e moedas de piada, e apesar de terem apresentado valores expressivos no curto prazo, levando alguns investidores à gigantescos ganhos, tais moedas não provaram seu valor no curto-médio ou médio prazo, apresentando desvalorização assustadoras superior à 90%, comprometendo drasticamente o patrimônio daqueles que investiram nessas criptoativos.

Apesar do mercado de criptoativo no geral apresentar grande flutuação de preço, moedas sem uma utilidade especifica, como é o caso das Memescoins, dificilmente voltarão aos seus topos históricos de valor, ou seja, não apresentarão novamente a valorização outrora apresentada.

Se acaso você ficou interessado no mercado de Criptoativos, e quer saber como comprar ou quais os primeiros passos para investir nesse tipo de ativo, leia “Como investir em criptoativos”.

2 comentários em “Entenda o que são criptoativos”

  1. Pingback: O que são ativos de Reserva de Valor? - Dadosinvest.com

  2. Pingback: O Mercado de Criptomoedas: Gala Games

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *